Hotel Santa Fé Disneyland Paris

Está na hora de aquecer os motores e conduzir a toda a velocidade para o vibrante Disney Hotel Santa Fé um dos hotéis mais icónicos da Disneyland Paris.

Na realidade o Hotel Santa Fé é uma verdadeira lenda entre os hoteis Disney, que faz a alegria de adultos e crianças desde a abertura do parque em 1992 e que queremos partilhar a nossa última experiência sobre este interessante lugar.

O Hotel Santa Fé abriu as suas portas em 1992 na inauguração do resort com um conceito até então pouco conhecido pela Europa, o Santa Fé trazia para o velho continente a recriação dos móteis do sudoeste dos Estados Unidos inspirado nos pueblos do Novo México.

Projectado por Antoine Predock, o Santa Fé leva-nos a uma viagem pelas terras áridas do novo mundo trazendo-nos a uma realidade paralela da forma que só a Disney sabe fazer. O Santa Fé é um hotel de 2 estrelas, o mais económico dos hoteis Disney, composto por diversos edifícios de adobe com as suas cores ocre, dispostos em 4 trilhas rodeados por letreiros néon e uma vegetação típica das zonas áridas do novo continente.

 

Apesar de pouco ter mudado ao longo dos anos, o Santa Fé aquando a sua abertura mostrava-se ao publico com um enorme páteo bem ao estilo dos cinemas drive-in com uma gigantesca tela de Clint Eastwood num dos seus populares filmes de cowboys.

Apesar desta exótica ambientação na famosa Route 66 e das grandes paisagens americanas, ao longo dos anos os hóspedes foram-se queixando da pouca tematização no universo Disney levando a uma enorme rematização 20 anos após a sua abertura. 

Apesar do seu sucesso o Hotel Santa Fé ganha uma nova cara no ano de 2013 quando é sujeito a enorme reabilitação e tematização que os hóspedes há vários anos solicitavam.

Aproveitando a sua arquitectura e conceito, o Santa Fé encaixava que nem uma luva no famoso filme da Pixar, Cars, transformando o antigo pueblo mexicano na divertida e icónica cidade de Radiator Springs tornando-se a nova casa de McQueen, Sally, Matter e Luigi por terras de França.

Para acolher os novos moradores de 4 rodas o Hotel Santa Fé adicionou uns frisos retro-iluminados das suas personagens que à noite dão ao hotel uma identidade própria e as villas ganharam umas cores mais vibrantes em tons de terra de  várias tonalidades que representam os vários níveis do Grand Canyon.

O Hotel Santa Fé é um pequeno oásis no mundo encantado da Disney rodeado pelo calmo Rio Grande que o divide do Hotel Cheyenne no eterno confronto entre os cowboys de uma margem e os índio a outra.

Na hora de ir conhecer o anfitrião da casa, Mickey, o hotel dispõe de transferes gratuitos entre o lobby e os parques ou se preferirem, como nós, fazer uma caminhada de cerca de 20 minutos que percorre todo o rio e ainda passa por quase todos os hoteis da Disneyland Paris num passeio simplesmente maravilhoso.

 

Pela manhã ou ao final do dia é preciso atestar o depósito para encarar um dia inteiro de emoção nos parques e para isso o Hotel Santa Fé oferece uma área de repouso chamada La Cantina.

La Cantina é um verdadeiro entreposto nesta viagem pelo mundo de Cars, com uma decoração exótica e cheia de detalhes, pela manhã serve um pequeno-almoço rico e variado bem no padrão dos demais hoteis da Disneyland Paris, já com o cair da noite somos levados numa viagem a um buffet bem ao estilo Tex-Mex além de uma enorme variedade de pratos.

Nesta nossa última estadia pelos 30 Anos Disneyland Paris ficámos alojados no hotel sem regime de alimentação e não usufruímos das delicias de La Cantina mas temos tido feedbacks bastante positivos em relação à comida e ao serviço pelo que acreditamos que os padrões de qualidade aos quais a Disney nos habituou se têm mantido. 

De qualquer das formas, em épocas cujos parques e os hotéis estão extremamente cheios a procura pelos restaurantes é elevada e não foi raro ver já filas consideráveis bem cedo pela manhã ainda antes da abertura das portas, portanto a dica que vos deixamos é que para evitar multidões o melhor mesmo é acordar cedo e tomar o pequeno-almoço pela primeira hora da manhã e ainda se tem o bónus de ter mais um pouco de tempo nos parques.

 

Todos sabemos que um dia de parques é um dia intenso e cheio de actividades que consegue drenar a energia até da pessoa mais resistente, mas mesmo para esses que no final do dia ainda lhes resta um pingo gasolina nos motores, o Hotel Santa Fé tem um perfeito oásis, o Bar Rio Grande é o local perfeito para fechar com chave de ouro um dia perfeito, onde podemos beber uma bebida até horas mais tardias antes da hora do recolher e brindar aos dias fantásticos que a Disney nos oferece.

Quando passeamos pelos corredores e pelos trilhos do Hotel Santa Fé a presença de Lightning Mcqueen e os seus amigos é uma constante relembrando-nos que nestas terras áridas quem manda é o barulho dos motores.

Assim que atravessamos os brilhantes néons da entrada somos recebidos num fantástico lobby com 2 espetaculares murais de Radiator Springs repletos de detalhes alucinantes.

Na nossa última visita previa-se um dia de enchente pelos parques, afinal não é sempre que se comemoram 30 anos, e optámos por realizar o check-in na véspera. O Magic Shuttle deixou-nos no hotel ainda eram 11h da manhã, e apesar do quarto supostamente só estar disponível após as 14h, na recepção fomos dirigidos para um pequeno balcão onde um cast member tinha já um envelope com o nosso Magic Pass, mapas e informações e o quarto já pronto para deixarmos as nossas bagagens e vestirmo-nos a rigor para a ocasião.

Entre muitas das vantagens que existem em nos hospedarmos nos hoteis Disney uma das mais populares é a possibilidade de nos encontrarmos com personagens ao longo do dia. No Hotel Santa Fé bem perto da recepção um enorme mural serve de cenário para estes encontros especiais.

Pelo inicio da manhã ou ao final do dia podemos ver e interagir com os nossos personagens favoritos, uma oportunidade única de os conhecer quando nos parques se torna uma maratona de horas de espera. No Santa Fé a rainha desses momentos é sem dúvida a Minnie que nos dá os bons dias num visual bem 50’s e arrojado bem ao estilo de uma viagem pela Route 66.

 

Ainda no edificio central do Hotel Santa Fé é possível encontrar uma filial do Starbucks que faz as delicias dos fãs da marca. Utilizámos a cafeteria um par de vezes na nossa última visita visto não termos ido com regime de alimentação, na sinceridade não foi uma experiência a repetir, em primeiro lugar porque não somos apreciadores da marca e achamos os sabores tanto das bebidas quanto dos alimentos muito artificiais, os preços caríssimos para o que servem associado às filas que se fazem logo cedo, por isso aconselhamos a reservas com pequeno-almoço no hotel que sendo mais caro oferece uma qualidade e variedade muito superior.

Mas se a nossa experiência com o Starbucks não foi memorável por sua vez ficámos extremamente agradados com a pequena loja, Trading Post. Como habitual nos hotéis Disney ao largo do mundo, todos têm a sua própria loja onde podemos encontrar um pouco de tudo que vamos pelas lojas dos parques.

Trading Post não foge do conceito e apesar de pequena em relação aos restantes hoteis do complexo podemos encontrar alguns dos itens mais populares, um ou outro artigo relacionado ao tema ou ao próprio hotel que só ali se vai encontrar e em especial artigos essenciais de ultima hora como capas de chuva, casacos, chapéus e até calçado para tornar os dias de parque ainda mais especiais, uma ideia que achamos genial!

Embora o hotel e toda a sua estrutura sejam bastante acolhedoras e divertidas o que interessa mesmo, na hora em que o corpo pede o merecido descanso, são os seus quartos  que são um verdadeiro encanto para os fãs do filme Carros.

O Santa Fé apresenta-se com dois tipos de quartos: o El Dorado e o Rio Grande, ambos os quartos são muito idênticos diferindo na localização neste enorme hotel, sendo os El Dorado mais centrais e perto do coração do hotel e os Rio Grande mais afastados, junto do rio com o mesmo nome, mas também mais calmos.

Na nossa estadia ficámos alojados no Rio Grande, no andar térreo com vista para o jardim, apesar de realmente afastado do lobby do hotel (mas mais perto do trilho que nos leva a pé para os parques) adorámos a localização e o sossego, contudo a única situação em que o Hotel Santa Fé se revelou menos bom foi o facto de o acesso aos edificios dos quartos ser ao ar livre e numa das noites caiu uma tempestade tal que nos ensopou até à alma no trajecto para o quarto!

Ainda existem meia dúzia de quartos familiares que podem alojar até 6 pessoas que além da cama de casal dispõem de beliche e um sofá cama mas dado o ser reduzido número requerem uma reserva bem antecipada.

Quando entramos nos quartos do Hotel Santa Fé é quando sentimos a verdadeira essência do hotel, um local acolhedor, de cores quentes decorado a preceito fazendo-nos acreditar de pés juntos que ali certamente dormem os personagens do filme!

Os quartos podem alojar até 4 pessoas em 2 camas queen size (ainda que achamos que para 4 adultos possa ser apertado) que são iluminadas pelos icónicos pinos de estrada do filme, que lhe dão um toque especial. Uma cómoda com a devida tv e um sofá criam um segundo ambiente dentro do quarto, não existe roupeiro fechado mas uma zona com cabides e pousa malas que tem um espelho que achamos sensacional, além dos detalhes de personagens dos filmes espalhados pela decoração tornam os quartos o verdadeiro refúgio do campeão de corridas Lightning Mcqueen.

 

Todos os quartos têm uma maravilhosa casa-de-banho com uma decoração fantástica à altura de toda a temática do hotel, é impossivel não resistir ao enorme espelho iluminado e aos azulejos que nos levam à pista de corridas.

Diariamente é reposto um kit de amenidades dos nossos personagens favoritos de Cars, além de cheirosos são uma excelente recordação da mágica estadia que é ficar no Hotel Santa Fé.

A experiência da nossa estadia no Hotel Santa Fé em pleno 30º aniversário da Disneyland Paris foi extremamente positiva, era dos poucos hotéis Disney que ainda não conhecíamos e por ser um dos mais antigos e modestos receámos que dentro das suas portas toda a magia que uma viagem à Disney empreende se pudesse perder.

Nada mais longe da verdade, o Hotel Santa Fé não deixou nada a desejar desde a temática à sua limpeza exemplar. É certo que a idade, mesmo após a renovação, já se faz notar um pouco num ou noutro detalhe mas arriscamos dizer que o hotel tem um dos melhores custo/benefício de toda a Disneyland Paris! 

Mas é quando o sol se põe que o Santa Fé nos surpreende, as suas cores ocres são intensificadas pelas luzes estrategicamente colocadas criando uma atmosfera única e relaxante que nos consegue transportar directamente para algumas cenas dos filmes.

Sob a luz e as sombras o hotel revela alguns pormenores como o excelente trabalho de sombras que decora os frisos dos seus edifícios com os personagens dos filmes. Mesmo cansados após um dia de parques aconselhamos uma pequena volta pelo hotel à noite e ficarão positivamente surpreendidos.

Como hotel Disney o Santa Fé tem alguns benefícios para os seus hóspedes dos quais destacamos o transporte gratuito para os parques e o Extra Magic Time que usados com mestria tornam a nossa estadia ainda mais mágica e proveitosa.

Termo-nos hospedado no Hotel Santa Fé revelou-se um momento de pura diversão e fantasia, este icónico hotel da Disneyland Paris foi uma agradável surpresa que seguramente iremos querer repetir e mergulhar novamente no mundo dos motores do filme Cars.