Parques Disney no Mundo

Todos nós sabemos que a magia da Disney chega a todos os lugares do Mundo e que não existe ninguém que não saiba, pelo menos, um nome de algum dos seus filmes. Também não é segredo que os seus parques são dos lugares mais fenomenais que existem e fazem a delícia de quem os visita e alimenta o sonho do que ainda não os pôde visitar, mas será que vocês sabem quantos parques Disney existem no Mundo?

Certamente muitos irão ficar admirados quando vos contar que além da famosa Disneyland Paris e dos distantes “parques da América” o Mundo Disney é bastante vasto, que percorre 3 continentes e está cheio de surpresas, por isso juntem-se a esta jornada pelo planeta e vamos conhecer um pouco mais de todo este universo criado por Walt Disney.

Tudo começou quando Walt Disney estava sentado num parque em Los Angeles e via as suas filhas num carrossel e achou que o público iria apreciar a ideia de estar mais em contacto com a produção do seus filmes.  A ideia teve pernas para andar e durante algum tempo as pessoas puderam visitar os estúdios e toda a produção dos magníficos filmes.

Mas o público mostrava vontade de viver um pouco mais dessa magia e foi o suficiente para que a ideia de um parque inspirado nos seus filmes fosse tomando forma e Walt Disney pediu aos seus designers para começarem a desenvolver este projecto que de inicio se iria chamar Mickey Mouse Park até chegar à sua forma final.

 

Foram alguns anos de projectos, ideias e construção e no grande dia de 17 de Julho de 1955 o mundo vê nascer a Disneyland em Anaheim na Califórnia. Escusado será dizer que o parque foi um tremendo sucesso (ainda o é!) atraindo milhões de pessoas que queriam conhecer de perto o anfitrião Mickey Mouse e o seu criador e as suas novas e emocionantes atracções.

Com o passar dos anos o Parque Disneyland foi recebendo os mais ilustres convidados, estabelecendo um novo conceito de divertimento familiar, crescendo e trazendo os mais diversos e modernos divertimentos. Ao mesmo tempo que o público já se encontrava rendido a esta nova forma de entretenimento a Disneyland viu-lhe sendo adicionados hoteis, zonas comerciais, sistema de transportes e a 8 de Fevereiro de 2001 é inaugurado o segundo parque do complexo, o Disney California Adventure Park.

O conceito do Disney California Adventure era homenagear a terra que viu nascer Disneyland, as belezas naturais do estado da Califórnia e toda a magia e glamour da era dourada do cinema. Infelizmente os primeiros anos do parque ficaram um pouco aquém das expectativas da empresa levando que em 2007 após uma enorme reforma e a criação de algumas das terras mais fantásticas do mundo Disney o parque se tornasse um tremendo sucesso disputando com o seu irmão mais velho a preferência dos visitantes.

O conjunto da Disneyland Park e do Disney California Adventure assim como toda a estrutura de apoio a ambos levou à criação do que hoje é conhecido como o Disneyland Resort, a maior atracção turística da Califórnia e uma das maiores do mundo.

 

O enorme sucesso do Disneyland Resort veio a tornar-se o seu pior inimigo, a cidade de Anaheim foi crescendo exponencialmente e as terras ao redor do complexo foram vendo crescer todo o tipo de infra-estruturas, não relacionadas com o mundo Disney, tirando um pouco da magia que seria o seu conceito inicial e sufocando o crescimento do complexo que se viu com pouco espaço para poder crescer.

Walt Disney, que sempre foi um visionário, depressa percebeu as limitações do seu sonho e com muita da sua mestria foi desenhando o que na altura se chamou “Florida Project” elevando o conceito de parques temáticos a outro patamar.

Evitando que saíssem grandes informações para o exterior e usando empresas satélite, a fim de evitar a especulação dos preços, foram adquiridos cerca de 25 000 acres de terreno em Orlando, na Flórida, uma área tão extensa quanto a cidade de Los Angeles que seria o lugar no qual Walt Disney poderia dar asas a todos os sonhos que não conseguia concretizar na Disneyland.

Contudo Walt Disney nunca veria o seu grande sonho ganhar asas, a sua prematura morte em 1966 veio abalar as estruturas da companhia e pôr em causa a criação do projecto. Era altura de Roy Disney, irmão mais velho de Walt, tomar as rédeas da empresa e continuar a alimentar o enorme sonho dando continuação à ideia da construção do novo resort que viria a chamar-se Walt Disney World em homenagem ao seu mentor.

A 1 de Outubro de 1977 o mundo vê nascer o primeiro parque do gigantesco complexo e é apresentado o Magic Kingdom.

O novo parque trazia o mesmo conceito da Disneyland mas aperfeiçoado, mais inovações tecnológicas e um visual mais grandioso e arrojado, não seria de esperar que fosse um enorme sucesso e hoje em dia é o local mais visitado do mundo , com cerca de 58 milhões de visitantes ao ano e o palco das grandes novidades da empresa.

Fazendo justiça ao nome de Walt Disney World o complexo é uma enorme cidade do enternenimento e da diversão onde existe absolutamente tudo (mas isso é matéria para outros posts) e em 1 de Outubro de 1982 abre o EPCOT Center que significa Experimental Prototype Community of Tomorrow. A ideia original de Walt Disney seria criar neste espaço uma comunidade virada para o futuro, num conceito de harmonia do homem com a natureza e com a tecnologia.

O conceito original acabou por perder força e com o tempo foi-se transformando num parque temático que celebra o futuro, a tecnologia e a inovações criadas pelo homem. Em 2014 por detrás da sua icónica esfera geodésica é acrescentada uma nova área, World Showcase, que celebra a diversidade cultural do nosso planeta e ao estilo das Exposições Universais nos apresenta uma série de pavilhões de diversos países do Mundo com a sua cultura, gastronomia e claro diversões incríveis!

Com o afluxo cada vez maior de pessoas aos parques da Flórida, a Disney decide inaugurar mais um parque a 1 de Maio de 1989, que na altura chamo Disney-MGM Studios que explora o universo do cinema e do glamour dos grandes filmes de Hollywood. O novo parque não foi um sucesso imediato e após algumas grandes alterações, a mudança de nome para Disney’s Hollywood Studios acabou por cair nas boas gaças do público. Hoje em dia é um dos parques mais disputados do resort comas atracções mais radicais e aéreas temáticas espetaculares como Toy Story e Star Wars.

O sucesso tremendo do Walt Disney World e a gigantesca área que ocupa no centro de Orlando ditaram que a 22 de Abril de 1998 o mundo conhecesse o quarto e maior parque, o Disney’s Animal Kingdom o lugar que celebra a flora e fauna do nosso planeta com um layout simplesmente incrível que nos permite viajar pelas savanas africanas, explorar as montanhas e as florestas da Ásia e recentemente viajar para mundos fantásticos como Pandora e aqui entre nós é o parque que mais gosto.

 

 

Além dos parques o complexo ainda acolhe dezenas de hotéis para todos os gostos e bolsos, 2 parques aquáticos simplesmente únicos, uma área de lojas e restaurantes e bares e ainda muito espaço para se criarem novas aventuras.

Mas a história dos parques não acaba pelos Estados Unidos, enquanto a Disney Company se concentrava no seus parques americanos lá longe, na Ásia, o Japão começava a dar sinal de estar muito interessado em mergulhar neste universo. Diz-se que foram negociações difíceis e que o Japão arcou com a quase totalidade das despesas que culminou com a inauguração do Tokyo Disney Resort a 15 de Abril de 1983.

 

Primeiramente o resort abriu com um só parque, o Tokyo Disneyland, um parque em tudo idêntico ao Magic Kingdom de Orlando. O sucesso por terras nipónicas foi tremendo e ainda hoje os ingressos esgotam quase todos os dias. Numa tentativa de se começar a diferenciar do seu parque de referência, o Tokyo Disneyland começou uma série de ampliações e renovações com atracções exclusivas.

Não deixando de ser a terra da inovação e de lugares exclusivos o Japão acrescenta ao seu complexo a 4 de Setembro de 2001 o magnifico Tokyo Disney Sea. Este parque que comemora os oceanos e onde Ariel é a rainha em vez de princesa tem um visual exlusivo e simplesmente único, que apesar de fugir ligeiramente do conceito mágico da Disney o torno num lugar de visita obrigatória.

E finalmente a Disney decide que o seu mundo mágico devia ter um representante europeu, afinal sempre foi a Europa a inspiração dos seus contos. A escolha do lugar ideal andou renhia entre Portugal, Espanha e França e foi a capital francesa de a 12 de Abril de 1992 acolheu a famosa Disneyland Paris.

 

O primeiro parque que a Europa conheceu foi o Disneyland Park um parque que foi um autêntico desafio de tornar mais europeu um parque cuja sua inspiração era a própria casa! Com toda a mestria Disney e os melhores artesãos da Europa o Disneyland Park é considera do parque mais bonito de todo o universo Disney, um mundo de detalhes e de uma beleza incrível e obviamente sem deixar para trás as melhores diversões.

A Europa correu, e corre, para visitar o seu parque pelo que a Disneyland Paris decidiu ampliar e acrescentar mais um parque a 16 de Março de 2002 o Walt Disney Studios Park um parque com um conceito em tudo idêntico ao seu irmão de Orando, Disney’s Hollywood Studios, que actualmente está a ser alvo de uma gigantesca renovação e ampliação que o irão tornar um dos parques mais fantásticos.

 

À semelhança dos outros resorts a Disneyland Paris conta além dos parques com um conjunto de hotéis e área de lazer e compras.

Novamente de olhos postos na Ásia a Disney decide expandir as suas fronteiras para Hong Kong e a 12 de Setembro de 2005 nasce a Hong Kong Disneyland, um parque fortemente inspirado na Disneyland de Anaheim com as suas atracções clássicas, uma verdadeira viagem no tempo.

Na tentativa de deixar cada parque Disney com uma marca única a Hong Kong Disneyland recentemente decidiu renovar-se e acrescentar mais terras ao seu parque e numa tentativa inédita construiu um novo castelo sob a estrutura do anterior numa obra impressionante.

Tal como os japoneses, os chineses acorreram em massa ao seu parque e por esse motivo Shanghai acolhe a 16 de Junho de 2016 o Shanghai Disney Resort um parque que abre as portas a um novo conceito de diversão mantendo as suas raízes nos clássicos intemporais. Além do seu fabuloso castelo este parque ainda surpreendeu o mundo com um visual arrojado e atracções tecnológicas que nos deixam de boca aberta.

Mas se pensam que a diversão acaba pelos parques temáticos então ainda tenho mais coisas para vos contar. Em 2010 o mundo é surpreendido com o Disney Aulani Resort. Sim a Disney vestiu camisas floridas e saias de palha e rumou para o Hawaii onde abriu uma unidade hoteleira que pretende homenagear aquele arquipelago paradisiaco num conceito de férias familiares que só eles sabem fazer.

A magia Disney estende-se pelos 4 cantos do mundo e literalmente pelos 5 mares e o mundo ainda consegue ser surpreendido pela Disney Cruise Line uma frota de 4 navios de cruzeiro que viajam por várias rotas ao redor do mundo com navios magicamente decorados e espetaculos a bordo dignos da Broadway e ainda conta com uma ilha privada nas caraíbas para diversão em terra!


Como podem ver a magia Disney é incomparável e chega a todos de todas as idades , havendo sempre motivos para se conhecer ou reconhecer algum parque, hotel ou navio Disney tornando as nossas férias momentos únicos e inesquecíveis.

You Might Also Like